
A Nação das Favas
Ninguém deu importância ao primeiro sinal. Um nevoeiro baixo, rasteiro, a entrar pelos campos ao fim da tarde. O pessoal da aldeia achou que era humidade. Em Serpa, humidade, calor e desgraça andam muitas vezes de braço dado. Mas aquilo não era nevoeiro nenhum. Era o bafo da frente avançada da Nação das Favas.
Vinham em formação cerrada.
À frente, montadas em colheres de pau como se fossem cavalaria de elite, seguiam as Favas de Choque, duras, brilhantes, com aquela arrogância típica de quem sabe perfeitamente que vai parar ao tacho, mas quer cair com dignidade. Atrás, em linha mais pesada, avançava a Guarda do Caldeirão, veteranas de demolhar longo, endurecidas pelo sal, pelo azeite e por séculos de cozinha de resistência. E ao centro, sobre uma travessa de barro negro levada por quatro grãos-de-bico mercenários, vinha a Marechal suprema: Dona Fava Augusta, a Inchada.
Trazia um manto feito de folha de louro e uma colher de pau às costas como se fosse espada. Olhou para a aldeia de Serpa com aquele desprezo altivo de leguminosa imperial.
— Meus grãos — disse ela — hoje não conquistamos só casas. Conquistamos estômagos, memórias e, se Deus quiser, também intestinos.
A tropa vibrou. Ou pelo menos fez um som húmido de entusiasmo.
O plano era simples e brilhante, como todos os planos idiotas antes de falharem. Entrar na aldeia ao cair da noite, infiltrar-se nas cozinhas, seduzir a população com cheiro a refogado, vinho tinto e enchidos, e estabelecer domínio total sobre a mesa. A partir daí, o resto vinha por consequência: quem domina o prato, domina o coração; quem domina o coração, domina a família; e quem domina a família, manda naquela porra toda.
E durante umas horas, parecia que ia resultar.
Primeiro caiu a casa do senhor Jacinto, que jurava há vinte anos que “já não comia dessas coisas pesadas”. Bastou-lhe cheirar a cebola alourada em azeite, com alho, folha de louro e um fundo de pimentão, e o homem começou logo a suar nostalgia. À segunda garfada já estava rendido. À terceira, de lágrima no canto do olho, murmurou:
— Isto... isto é do caraças.
Depois caiu a taberna. Aí foi um massacre emocional. As favas chegaram em tachos fumegantes, acompanhadas por pão de verdade, vinho grosso e aquele silêncio sagrado que só aparece quando as pessoas estão a comer qualquer coisa demasiado boa para desperdiçar conversa. Um homem chorou. Outro pediu mais. Um terceiro, já vermelho do vinho e da comoção, levantou-se e declarou:
— Se isto for invasão, eu colaboro com o inimigo.
Parecia o triunfo total da Nação das Favas.
Mas as grandes campanhas militares não se perdem na linha da frente. Perdem-se na logística. E foi aí que a coisa descambou.
A partir da meia-noite, Serpa começou a responder.
Primeiro, um arroto solto na Rua Direita. Depois, um estremecimento intestinal junto à igreja. À uma da manhã, a aldeia inteira estava transformada num campo de batalha invisível. Portadas a abrir de repente. Gente a andar torta, em passo apertado, rumo às casas de banho. Avôs a praguejar. Cães confusos. Crianças acordadas sem perceber se era trovoada ou o tio Armando.
As Favas, do alto da sua arrogância estratégica, tinham cometido o erro clássico das potências expansionistas: subestimaram o inimigo e sobrestimaram a capacidade digestiva da população local.
Na praça, junto à fonte, reuniu-se à pressa o conselho de resistência. Estavam lá o padre, o dono da mercearia, duas mulheres que mandavam mais que os maridos todos juntos, e a ti Miquelina, que percebia de panelas e de guerra psicológica.
Foi ela que percebeu tudo.
— Isto não se vence à força — disse, muito séria. — Isto vence-se com queijo.
Silêncio.
Depois, como uma revelação bíblica, toda a gente percebeu.
Serpa tinha a arma suprema. Não espadas, não muralhas, não canhões. Tinha queijo. Daquele a sério. Daquele que não pede licença, entra na boca e reorganiza a alma. Um queijo capaz de parar discussões, converter hereges e pôr qualquer prato a fazer continência.
Na madrugada, iniciou-se a contraofensiva.
Trouxeram o pão, abriram o vinho, puseram o queijo sobre a mesa como quem coloca um rei no trono, e chamaram as Favas para negociações. Dona Fava Augusta, inchada mas ainda orgulhosa, aproximou-se. Olhou para o queijo de Serpa. O queijo olhou de volta, sem pestanejar, naquela calma cremosa de quem sabe perfeitamente o poder que tem.
Foi um duelo sem gritos. Sem espadas. Sem trombetas. Só cheiro, textura e destino.
A primeira Fava a ceder foi uma das mais novas, da infantaria ligeira. Tocou no queijo, provou uma lasca, bebeu um gole de vinho e ficou em silêncio, como quem teve uma visão. Depois ajoelhou.
— Marechal... talvez... talvez não tenhamos vindo conquistar nada.
Dona Augusta fechou os olhos. Também ela sentira o impacto. Aquele equilíbrio absurdo entre a brutalidade da fava, a gordura gloriosa do queijo e o vinho a unir tudo como um padre bêbado, mas competente. Percebeu naquele instante a verdade terrível:
não se conquista Serpa.
Em Serpa, ou te integras no prato... ou sais derrotada e com gases.
Ao nascer do sol foi assinado o Tratado do Tacho e da Pastagem. A Nação das Favas desistia oficialmente da conquista militar da aldeia. Em troca, era reconhecida como elemento de honra em almoços de inverno, festas de família e momentos em que uma pessoa quer sofrer um bocado, mas com sentido. Serpa, por sua vez, comprometia-se a servi-las com dignidade, vinho decente e, quando possível, enchidos sem miséria.
Desde esse dia, reza a lenda que as Favas nunca mais tentaram tomar Serpa pela força.
Preferiram algo mais inteligente.
Entrar devagarinho pela cozinha, perfumar a casa, sentar-se no prato ao lado do queijo e deixar que o povo fizesse o resto.
Porque há conquistas que não se fazem com exércitos.
Fazem-se com azeite, vinho, pão, uma panela bem aviada e a triste certeza de que amanhã o intestino vai cobrar tudo.
E mesmo assim, o povo repete.
Chora.
Sofre.
Arrota.
Mas pede mais.
Comentários
Ainda ninguém comentou este edital.